A importância do Contabilista

A importância do Contabilista

transferir

contabilista é o profissional responsável pelos registos da contabilidade de uma empresa, que cuida de toda a área financeira, económica e patrimonial. É uma pessoa com conhecimentos avançados em gestão financeira, e com uma ótima organização. Além disso, precisa estar sempre informado ao detalhe para se manter atualizado, já que as leis e impostos costumam sofrer mudanças constantes no nosso país.

Qual a importância do contabilista na sua empresa?

Cada vez mais a figura do contabilista é fundamental no acompanhamento de uma boa gestão da empresa, inclusive das micro e pequenas empresas. Apesar disso, muita gente ainda vê a capacidade do contabilista como apenas o responsável de tratar dos impostos…O contabilista tem uma importância muito além de apenas tratar impostos da sua empresa.

Em Portugal temos muita burocracia para abrir e regulamentar um negócio e este assunto pode ser uma dor de cabeça até mesmo para empreendedores experientes. Portanto, nesta etapa é fundamental que você conte com a ajuda de um contabilista para ajudá-lo em todos os detalhes.

Uma estratégia que também pode ser interessante para a gestão financeira da sua empresa é delegar o controlo do fluxo de caixa e a gestão de orçamentos para o contabilista. Com isso, você terá mais tempo para trabalhar na gestão estratégica da sua empresa e deixará estas questões na mão de um especialista altamente capacitado.

Devo contratar um escritório de contabilidade ou recrutar um para minha empresa? Esta questão mais uma vez depende do tamanho e da complexidade da operação jurídica, financeira e fiscal da sua empresa. De um modo geral, em empresas menores, normalmente o contabilista é fundamental em alguns momentos, podendo ser efetuado por um escritório de contabilidade.

Porém, se a sua empresa possuir uma operação maior e pedidos constantes de consultas ao contabilista, o ideal é ter um na sua empresa já que as suas vantagens vão muito além de cuidar de questões de tributação (impostos).

Como utilizar todo o potencial de um contabilista?

Recorda-se que falamos que a visão de que o contabilista “só servia” para cuidar de questões tributárias tem que ficar para trás?

Uma das principais razões para essa mudança de pensamento está relacionada em como utilizar todo o potencial do seu contabilista.

No passado, muitas empresas utilizavam o contabilista apenas como um receptor de papéis, que recebia as informações e trabalhava para organizá-las e depois as enviava para a sua empresa, quase que como um jornalista, ou seja, imparcial. Mas atenção: Ao fazer isso, você está a desperdiçar uma grande oportunidade para a sua empresa e para o seu negócio crescer.

contabilista é um profissional que lida com diversas empresas de diferentes segmentos e sabe com detalhes como é o desempenho, dificuldades e oportunidades de cada uma. Sendo assim, ele pode ajudá-lo como um verdadeiro conselheiro, ajudando a tomar decisões estratégicas, participar do seu planeamento estratégico, indicar investimentos que dão lucros, mão-de-obra especializada, bons negócios para seu segmento entre outros conselhos. Mas para tudo isto não espere que seja efetuado por troca de serviços, ou pelo pagamento de uma refeição. O conhecimento tem muito valor, deve saber valorizar isso. O seu futuro depende disso também.

Além de estar por dentro das responsabilidades fiscais da sua empresa, como os impostos que tem que pagar, o contabilista poderá apurar os resultados financeiros da sua empresa, para identificar as suas margens de lucro ou prejuízo, oportunidades de reduções de custos e outras análises importantes para a sua operação.

Para finalizar, crie uma relação de amizade com seu contabilista e confie nele todas as informações que precisa para alavancar e regularizar a gestão financeira da sua empresa. A lei afirma que os dois lados, tanto o empresário como o contabilista, são responsáveis pelas informações enviadas aos órgãos de fiscalização. Portanto, não esconda informações, já que isso pode ser prejudicial para si, para ele e para sua empresa.

Saiba que os contabilistas que são nossos parceiros de negócios, que utilizam as soluções software e hardware que disponibilizamos e que obtêm o nosso suporte técnico, têm a total capacidade de o poder ajudar e de colaborar consigo, se precisar de um já sabe, avise que indicaremos o melhor para si. O seu negócio vai agradecer e a sua vida também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.